55.3 F
Nova Iorque
sábado, setembro 19, 2026

Professora Dorinha propõe programa estadual para fortalecer rotas turísticas do Jalapão, Cantão, Bananal e cidades históricas

Plano de governo prevê qualificação profissional, mapeamento dos atrativos, apoio à gastronomia e ao artesanato, melhoria dos acessos e promoção permanente de destinos; novo Centro de Convenções para a Capital faz parte do projeto

Durante a sabatina no programa Balanço Geral, da TV Record Tocantins, nesta quinta-feira (17), a candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União Brasil), afirmou que pretende colocar o turismo no centro da estratégia de desenvolvimento econômico do Estado. O seu plano de governo prevê a criação das Rotas da Identidade Tocantinense, a implantação do Programa Estadual de Turismo Cultural e o desenvolvimento do Mapa Cultural e Turístico do Tocantins, reunindo informações sobre atrativos, serviços, infraestrutura e potencialidades de cada região.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Dorinha defende uma política que combine financiamento, formação profissional, divulgação dos destinos e melhoria da logística. A proposta busca movimentar toda a cadeia ligada ao setor, alcançando hotéis, restaurantes, guias, artesãos, produtores culturais, transportadores e pequenos empreendedores. “O turismo vai ocupar um eixo central no desenvolvimento econômico do Tocantins. Vamos unir financiamento, qualificação e oportunidades, melhorar os acessos aos atrativos e fortalecer todas as cadeias produtivas que vivem ou podem crescer no entorno do turismo”, afirmou.

*Centro de Convenções em Palmas*
Professora Dorinha também planeja um novo Centro de Convenções para Palmas. “É uma necessidade termos um centro que possa permitir que o Salão do Livro seja realizado novamente, e nós vamos fazer. Com o Centro de Convenções pronto, quantos eventos nacionais podem vir aqui para o nosso Estado, e toda uma cadeia de negócios podem ser e serão realizados”, destacou Dorinha, durante Encontro dos Candidatos a governador promovido pela Fecomércio, em Palmas.

Para a candidata, a criação de um espaço como esse na Capital ajuda a trazer investimento em hotelaria, gastronomia e, por causa da localização de Palmas, cria as condições para atração de eventos nacionais que tem um enorme potencial turístico.

*Valorização da mão-de-obra local*
Entre as medidas previstas estão a qualificação dos profissionais, o fortalecimento do turismo de experiência e de base comunitária, a valorização da gastronomia regional e do artesanato e a promoção permanente dos destinos tocantinenses. O plano também propõe uma Rede Tocantinense de Cultura e Turismo, com apoio técnico para que os municípios elaborem seus próprios planos e organizem roteiros integrados.

Jalapão, Cantão, Ilha do Bananal e cidades históricas serão trabalhados como destinos âncoras, associados às unidades de conservação e às manifestações culturais de cada território. Na infraestrutura, a candidata propõe avaliar soluções aeroportuárias para o Jalapão e outros destinos, além de melhorar a logística de acesso aos pontos turísticos.

“O turismo é uma das atividades mais democráticas da economia porque a renda chega à pousada, ao restaurante, ao guia, à cozinheira, ao artesão e à comunidade. O Estado precisa organizar esse potencial para que o visitante permaneça mais tempo, circule por diferentes regiões e deixe renda nos municípios”, completou Dorinha.

*Políticas de financiamento*
Dorinha defendeu uma política permanente de turismo, com crédito, qualificação profissional e melhoria dos acessos para estimular novos negócios em todas as regiões do Estado.

“O Tocantins tem riquezas como o Jalapão, as Serras Gerais, o Cantão, a Ilha do Bananal e o Encontro das Águas. Vamos apoiar, por meio da Agência de Fomento e do Banco de Desenvolvimento, quem deseja ampliar uma pequena pousada, abrir um restaurante, trabalhar como guia ou investir em uma agência de turismo. Com financiamento, qualificação e melhores acessos, o turismo vai gerar oportunidades e renda nos municípios”, afirmou.

Assessoria da Professora Dorinha Seabra

Últimas Notícias

Vicentinho dá boas-vindas a Mantoan e abre convite a novos aliados: “Ainda dá tempo”

Deputado estadual deixa a base de Laurez Moreira e...

Negociação de dívidas cresce 43% no Tocantins, aponta Serasa

O ritmo de crescimento da inadimplência no Brasil desacelerou...

Lucas Campelo intensifica agenda pelo Tocantins na reta final da campanha

Candidato a deputado federal pelo Republicanos, vereador de Araguaína...

Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado

Candidatas e candidatos que disputam as eleições 2026 não...

Veja também