55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, junho 18, 2026

Primeiro resultado para confirmar suspeita de ebola no país dá negativo

Países da África sofrem com surto de ebola. Brasil registra caso suspeitoAhmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados
Países da África sofrem com surto de ebola. Brasil registra caso suspeitoAhmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados

O Ministério da Saúde divulgou na manhã deste sábado (11) o resultado do exame para diagnóstico de ebola no paciente da Guiné, suspeito de infecção pelo vírus. O resultado do teste preliminar deu negativo, no entanto, a confirmação só deve ocorrer depois de um segundo exame, cuja amostra será coletada amanhã (12), 48 horas portanto após a coleta da primeira.

Nota do ministério informa também que o estado de saúde de Souleymane Bah, de 47 anos, é bom. Ele não apresenta febre e continua em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância montado para acompanhar as 64 pessoas que tiveram contato com Souleymane Bah será desmontado.

Amanhã será colhida a segunda amostra de sangue, que também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, que pertence à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira (9), em uma Unidade de Pronto-Atendimento em Cascavel, no Paraná, e o paciente foi transferido ontem (10) para tratamento no Rio de Janeiro Souleymane Bah saiu da Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão no Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito.

Na nota divulgada hoje, “o Ministério da Saúde esclarece que adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus. E adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento Sanitário Internacional”.

Na quinta-feira, o secretário-geral da Nações Unidas,  Ban Ki-moon, disse que é preciso reforçar, pelo menos 20 vezes mais, a mobilização de recursos para enfrentar a doença que infectou mais de 8 mil pessoas e matou quase 3,9 mil. Ele cobrou investimentos em equipamentos médicos, laboratórios móveis, helicópteros e veículos, além de treinamento do pessoal da área de saúde.

O ebola é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus é transmitido quando surgem os sintomas.

Da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Últimas Notícias

Ministro das Cidades altera agenda e confirma visitas a empreendimento habitacionais em Araguaína no dia 19

O ministro das Cidades, Vladimir Lima, cumpre nesta quinta-feira,...

Brasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos

Um estudo lançado nesta quarta-feira (17) estima que aproximadamente 120 mil...

Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira etapa de apartamentos do Residencial Maria Rosa para mais de 90 famílias, em Palmas

Obra construída por meio do Programa Pró-Moradia recebeu investimento...

Veja também