A Câmara de Palmas contará, a partir do próximo ano, com uma bancada de seis mulheres. Esse aumento na representatividade feminina reflete uma mudança significativa no cenário político local, promovendo mais diversidade de perspectivas e vozes nas decisões legislativas, é o que avalia a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, que está à frente da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais.

Das atuais vereadoras, apenas Iolanda Castro foi reeleita. Além dela, o próximo ciclo trará Karina Café, do Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa, que se destacou como a mulher mais votada com 2.643 votos. Ela será acompanhada por Mary Cats, representante da Causa Animal, Delma Freitas, Débora Guedes e Thamires, do coletivo Somos.

“Um grande avanço para Palmas e para o Tocantins. As mulheres têm se conscientizado de que somos a maioria do eleitorado e que devemos fazer parte das decisões dos nossos municípios, do nosso estado e do nosso país”, ressalta Karynne Sotero, confessando a felicidade de saber que 700 mulheres foram eleitas prefeitas neste primeiro turno em todo o Brasil.

“Vamos juntas, uma dando a mão para a outra, para aumentar a nossa presença na política e buscar representatividade de verdade. Deixo meu gabinete à disposição das nossas vereadoras para trabalharmos juntas em prol dos palmenses, principalmente aqueles que mais necessitam”, afirma a primeira-dama Karynne Sotero.

Juliel Fernandes / Governo do Tocantins