Se a comunicação fosse um navio, os dados seriam o mapa. Navegar sem eles é correr o risco de ficar à deriva. Saber o que está sendo dito sobre a marca, por quem, com qual alcance e repercussão deixou de ser diferencial e virou necessidade. No entanto, a realidade brasileira ainda está distante desse ideal. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revela que apenas 14% das empresas do país se consideram maduras quando o assunto é cultura de dados aplicada à comunicação.
O mesmo estudo aponta que 40% das organizações recorrem à equipe interna para lidar com inteligência de dados e 29% contratam empresas especializadas. O dado confirma o crescimento da demanda por soluções que permitam medir resultados, embasar estratégias e prevenir crises em tempo hábil. É nesse cenário que o monitoramento de mídia ganha cada vez mais protagonismo como uma ferramenta essencial.
No Tocantins, a Precisa Clipping se destaca como referência no setor ao oferecer uma plataforma completa de clipping e análise de mídia, com atuação também em veículos nacionais e de outros estados. A plataforma já ultrapassou a marca de 13 milhões de conteúdos monitorados, com cobertura que abrange TV, rádio, jornais impressos e sites. O serviço permite às instituições acompanhar em tempo real sua presença na mídia, avaliar resultados e tomar decisões com mais agilidade e segurança.
Segundo Graziela Guardiola, CEO da Precisa, dados bem analisados geram inteligência e ajudam a comunicação a ocupar o espaço que merece dentro das organizações. “A análise de dados permite medir a efetividade das ações, ajustar rotas, identificar oportunidades e antecipar riscos. Clipping não é só um relatório com menções na imprensa. É uma ferramenta de inteligência que agrega valor ao trabalho da comunicação e dá suporte para que ele seja reconhecido como estratégico dentro das organizações”, ressalta.
Entre os profissionais que utilizam a ferramenta da Precisa, a gerente de comunicação institucional da Fieto, Priscila Cavalcante, destaca a importância do monitoramento como parte da rotina estratégica da área. “Existe uma máxima que diz que o que não é medido não é gerenciado. E na área de comunicação não é diferente. O serviço de clipping permite monitorar e, principalmente, demonstrar resultados que permitem analisar a eficácia das estratégias adotadas pelo setor de comunicação. Não há mais espaço para controles manuais, o mercado exige a rapidez de análise possibilitada pela ferramenta de clipagem, até mesmo para corrigir rotas, prevenir e tratar crises em tempo hábil”, afirma.
O clipping hoje é utilizado por empresas, assessorias e instituições como uma ferramenta de inteligência, agregando valor às ações de comunicação e contribuindo diretamente para a tomada de decisões estratégicas. Ao transformar dados em análise e análise em direcionamento, o monitoramento de mídia consolida seu papel na construção de uma comunicação mais ágil, mensurável e assertiva.