55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 26, 2025

MPTO aciona Justiça e pede extinção da Fundação Nicolau Esteves após detectar patrimônio de quase R$ 400 mil

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou, na segunda-feira, 24, com ação civil pública em que requer a extinção da Fundação Nicolau Esteves, entidade privada vinculada ao Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), de Araguaína.

Ao levar a demanda para a esfera judicial, o Ministério Público busca conferir ampla transparência ao processo de extinção, assegurar o levantamento de informações completas quanto ao patrimônio da Fundação Nicolau Esteves e também garantir que esse patrimônio seja transferido para uma entidade semelhante.

Ou seja, o Ministério Público quer assegurar que os recursos remanescentes sejam destinados a outra fundação privada que também atue no fomento a ações de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, e que, preferencialmente, tenha sede na mesma região.

Um levantamento prévio, obtido junto ao Sistema de Valores a Receber (SRV) do Banco Central, aponta a existência de patrimônio em nome da Fundação Nicolau Esteves no valor de R$ 399.559,49.

Em informações prestadas ao MPTO, os representantes da Fundação Nicolau Esteves informam que a entidade esgotou suas finalidades institucionais e que vem encontrando entraves para juntar a documentação necessária e prosseguir, administrativamente, com seu processo de extinção. Isso porque a fundação permaneceu inativa por longo período, o que resultou no bloqueio de sua conta bancária e tem dificultado a necessária prestação de contas.

O Ministério Público atua no processo por meio da promotora de Justiça Kamilla Naiser Lima Filipowitz, que responde pela 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

A atuação do Ministério Público se justifica, porque ele tem, entre suas atribuições, fiscalizar, orientar e proteger as fundações que executam atividades voltadas aos interesses da sociedade, acompanhando sua criação, mudanças estatutárias, prestações de contas anuais,  regularidade da sua documentação, seus atos de extinção etc.

 

Últimas Notícias

Multa por abandono de animais e reinserção de pais de PCDs: principais projetos de Jorge Frederico são aprovados na Assembleia

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira...

Sem pagamento dos direitos atrasados, educação paralisa atividades nesta quarta (26), em Palmas

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Palmas...

Aleto apresenta aplicativo que amplia transparência de emendas parlamentares

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) apresentou, na tarde...

Veja também