Suspeitos estão sendo levados para o complexo de delegacias de Palmas — Foto: Wilton Dias/TV Anhanguera
Apesar do governo publicar no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 07, a prorrogação do concurso da Polícia Civil, que venceria nesta sexta-feira, 08, o Palácio Araguaia ainda não divulgou nenhum cronograma sobre a convocação dos 95 remanescentes que aguardam serem nomeados.
 
O decreto determina que o certame seja prorrogado por mais dois anos, a contar desta quinta-feira. Desta forma, os médicos legistas e peritos criminais, escrivães, delegados, papiloscopistas e agentes de polícia terão dois anos para serem chamados a ocuparem seus cargos na Administração Pública.
 
Mesmo com a notícia, o que segue preocupando os aprovados que aguardam a nomeação, é a falta de um cronograma sobre a possível ocupação dos futuros servidores nos cargos. Desde sua realização em 2014, o concurso vem sendo tratado pelo Estado com morosidade. O curso de formação só ocorreu dois anos após as provas e as primeiras nomeações só ano seguinte. Ao todo, são quase cinco anos de espera. 
 
”Nós ficamos felizes com a notícia de prorrogação porque estamos aguardando um desenrolar há anos, mas de fato, queremos ter uma certeza que realmente seremos chamados. Essas datas são necessárias até mesmo para organizarmos nossas vidas, que, de certa forma, estão paradas devido à demora de todo esse processo seletivo”, menciona Kayto Muriel, aprovado para o cargo de perito.
 
Na semana passada, o secretário de Segurança Pública do Estado, Cristiano Barbosa Sampaio, garantiu, em reunião com a Comissão de Aprovados no concurso da pasta, que em um prazo de 60 dias esse cronograma será divulgado pelo Governo.
 
Lei
 
Vale lembrar que a Lei Orçamentária de 2018 destinou um total de R$ 50 milhões para a Segurança Pública. Na legislação, um artigo pontuava que a Administração deveria reservar recursos para realização de fases finais de concursos, tal como a nomeação de membros do cadastro de reserva para o exercício de funções ou atribuições que estão sendo desempenhadas por titulares de contratos temporários.
 
Concurso
 
O concurso da Polícia Civil tem atualmente 95 remanescentes, que já concluíram o curso de formação, e esperam ser convocados para atuarem na Segurança Pública do Estado. A última convocação nomeou 60 aprovados em junho do ano de 2018.