O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, garantiu a operação de novos voos comerciais regulares para o Aeroporto de Araguaína, que começam a operar no dia 22 de outubro. A conquista foi consolidada nessa quarta-feira, 6, após articulação com o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Desde então, o Governo do Tocantins intensificou os esforços para viabilizar a circulação dos voos, como a isenção de impostos para o querosene.
“Esta é uma luta que começou há mais de dois anos, quando estivemos com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e tratamos dessa pauta. Fico muito feliz com a conquista, realizamos uma série de intervenções, como a redução dos tributos sobre o uso do combustível para aviões, para chegar a este momento tão importante para o desenvolvimento logístico e econômico do nosso estado. Comemoro junto com o povo de Araguaína, de toda a região e com todos os tocantinenses e fico feliz por poder cuidar do nosso povo”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
A articulação do governador Wanderlei Barbosa integra esforços contínuos com o ministro de Portos e Aeroportos, como uma reunião realizada em janeiro de 2024, que contou com a participação da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e do deputado federal Alexandre Guimarães. Na ocasião, o ministro comprometeu-se a levar as demandas de Araguaína às principais companhias aéreas do país e a agilizar o processo de homologação do aeroporto. À época, o chefe do Executivo recebeu representantes da Aciara no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e assumiu o compromisso de viabilizar novos voos para o município.
Novos voos
O Aeroporto de Araguaína passa a contar, a partir do dia 22 de outubro, com três voos semanais da GOL Linhas Aéreas, às terças, quintas e sábados, com partidas e chegadas no município, incluindo destinos para Palmas e Brasília, o que possibilita conexões para diversos destinos. As passagens aéreas começarão a ser vendidas pela empresa ainda nesta semana.
A retomada e ampliação dos voos comerciais ocorre após um período em que o aeroporto deixou de operar voos regulares, oferecendo apenas serviços particulares. Para possibilitar a volta das operações, foram realizadas manutenções e ampliações na infraestrutura do terminal aéreo, adequando-o aos requisitos necessários para o funcionamento.