55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Elenil se manifesta contrário a decreto da Prefeitura de Palmas que proíbe vans de deixarem passageiros no destino

RELEASE Nº 15Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa (AL) nesta quarta-feira, 05, o deputado estadual Elenil da Penha mostrou preocupação com o Decreto nº 1.076, da Prefeitura de Palmas, que limita a circulação de vans, micro-ônibus e ônibus que operam o transporte intermunicipal. A partir do dia 15 de agosto, os veículos que vem do interior para a capital não poderão oferecer um de seus principais serviços: deixar o passageiro no destino. De acordo com o parlamentar, a medida prejudica principalmente as pessoas mais humildes. “Boa parte das pessoas que usam o transporte alternativo é simples e, muitas vezes, vem à capital com o dinheiro contado. Portanto, para o passageiro, além da comodidade, esse serviço também tem uma importância econômica”, afirmou.

Elenil afirmou que reconhece o esforço da prefeitura para organizar o tráfego de veículos na capital, mas deixou claro que não concorda com o decreto e, por isso, defende a sua revisão. “A regulamentação dos itinerários é necessária, mas do jeito que está, o decreto traz prejuízos para a população. Imaginemos alguém que mora em Araguaína, mas faz tratamento de saúde em Palmas. Ela precisa vir, todos os meses, à capital, e opta pelo transporte alternativo porque é mais barato. A van sempre a deixa e a busca no hospital. Com o decreto, ela terá que pagar um táxi para ir ao destino e também para voltar até o ponto de parada. Todos nós sabemos que o custo de uma corrida é alto, às vezes é até mais caro que a própria viagem a Palmas. Não é justo com o passageiro”, exemplificou o deputado.

O parlamentar disse que acredita que o prefeito Carlos Amastha (PSB) irá rever o decreto. “O prefeito Carlos Amastha tem feito uma excelente gestão. Sei que terá sensibilidade para reconhecer os problemas que serão causados por este decreto e irá trabalhar para readequá-lo. Palmas é uma referência e como tal, deve continuar abraçando e acolhendo a todos os tocantinenses, especialmente aqueles que a procuram em um momento de necessidade “, finalizou Elenil.

***

Texto e foto: Ascom/Elenil

Últimas Notícias

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.