Depois de 32 horas de viagem, a delegação tocantinense chegou a Curitiba para as disputas individuais da edição 2017 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). A delegação do Tocantins conta com cerca de 60 membros, entre atletas e comissão técnica. As modalidades individuais são disputadas até o dia 15, quando os Jogos mudam e passam a receber as equipes para as modalidades coletivas.

O Tocantins é representado, neste ano, em sete modalidades individuais na categoria 12 a 14 anos. Com disputas nas pistas, quadras, arenas e mesas, os atletas tocantinenses competem no Atletismo, no Badminton, no Ciclismo, na Ginástica Rítmica, no Judô, no Xadrez e no Tênis de Mesa. Além disso, entre as modalidades coletivas, são disputadas as modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Em Curitiba, o primeiro momento dos atletas e da comissão técnica foi o credenciamento e a primeira refeição no restaurante montado especificamente para os competidores. Após este momento, já no hotel onde a delegação está hospedada, foi realizada uma reunião com a chefe da delegação, Ana Paula Ribeiro.

De acordo com Ana Paula, que é gerente de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), os Jogos Escolares da Juventude vão muito além das disputas esportivas. “Esse é um momento de sucesso dos nossos alunos. Aqui nos Jogos, eles têm a oportunidade de conviver e competir com atletas de todo o Brasil e isso é muito enriquecedor para a vida deles”, completou.

Entre os atletas, a expectativa pela maior competição interescolar do Brasil é muito grande. Depois de passar por etapas internas, municipais, regionais e estaduais, ter a oportunidade de disputar uma competição nacional do porte dos Jogos Escolares da Juventude é uma responsabilidade a mais. “Nós nos preparamos muito para chegar até aqui. Nossos treinos foram muito bons e eu acredito que conseguirei um bom resultado para o nosso Estado”, destacou Thamires Rodrigues de Azevedo, ciclista da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins.

Gimar Matos é técnico da equipe masculina de Atletismo do Tocantins. Para ele, o Estado está com bons representantes na competição, o que gera boas expectativas. “Desde o Estadual, fizemos um bom trabalho, os alunos estão bem preparados e agora é descansar e trabalhar com eles o psicológico para as competições, que começam na quarta-feira”, disse.

Antes das disputas

Antes dos atletas entrarem nas disputas, os técnicos participarão, na terça-feira, 12, das reuniões técnicas. Nestes momentos, os treinadores de cada modalidade receberão orientações sobre as competições, normas, peculiaridades de cada modalidade e sobre o transporte para os locais das disputas.

A abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude 2017 será realizada também na terça-feira, no Ginásio do Círculo Militar em Curitiba, a partir das 18 horas.

Philipe Bastos/Governo do Tocantins