55.3 F
Nova Iorque
sábado, novembro 8, 2025

Criminosos aplicam golpe de R$ 6 mil e SISEPE-TO reforça alerta aos servidores públicos

Nesta terça-feira, 17 de maio, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) recebeu a confirmação de prejuízo financeiro da primeira vítima dos criminosos que estão se passando por advogados desta entidade sindical, pedindo dinheiro para pagar supostas custas processuais. Uma sindicalizada, cujo nome será preservado, recebeu contato telefônico de alguém que se identificou como um dos advogados que prestam serviços para o SISEPE-TO e para o qual transferiu R$ 6 mil, via PIX. Após ser avisada de que a cobrança não partiu do Sindicato e que caiu num golpe, a sindicalizada também foi orientada a procurar a Polícia Civil e sua instituição financeira sobre a possibilidade de devolução do PIX.

Segundo o advogado do SISEPE-TO, a servidora o procurou querendo um recibo do pagamento e também querendo saber quando receberia o precatório. “Imediatamente, eu expliquei a ela que não há necessidade de fazer adiantamento de valores para receber precatório ou um alvará judicial, por exemplo. O dinheiro sai direto do Judiciário, do processo judicial para a conta bancária indicada pela própria pessoa”, contou o advogado que relatou ainda que os relatos de golpe não param de chegar.

Desde a semana passada, o SISEPE-TO vem alertando seus sindicalizados para que tomem cuidado com ligações ou mensagens de pessoas pedindo dinheiro em nome do Sindicato.

De acordo com as denúncias dos próprios servidores públicos, os criminosos entram em contato apresentando dados pessoais dos servidores e se identificando com os nomes completos dos nossos advogados. Eles conseguem essas informações a fim de tentar convencer as vítimas sobre a veracidade do que estão falando, quando, de fato, o que querem é aplicar um golpe para roubar dinheiro do servidor.

“É importante perceber que os criminosos estão utilizando os nomes dos nossos advogados e o SISEPE-TO, quando entra em contato com o sindicalizado, ele faz isso através de um e-mail institucional ou então através dos telefones e funcionários das nossas sedes. Se o servidor receber qualquer contato suspeito em nome do SISEPE-TO, em primeiro lugar, ele deve imediatamente entrar em contato conosco por meio de nossos telefones fixos das sedes, nos celulares dos nossos diretores sindicais, ou ainda através do whatsapp da entidade que é o (63) 99239-4990. Assim, ele vai saber se aquele contato partiu do Sindicato ou não”, orienta o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

O presidente Cleiton Pinheiro também alerta que está recebendo denúncias de que há criminosos tentando se passar por funcionários do Sindicato, a fim de conseguir dinheiro dos sindicalizados. “Nesse caso, o que eu oriento sempre é que a pessoa entre em contato com a gente para confirmar se aquele contato foi feito pela nossa equipe ou não. Os nomes dos nossos colaboradores e os telefones das nossas sedes e da nossa Diretoria estão disponíveis em nosso site, basta pesquisar. E se for realmente constatado que houve golpe, o que a gente orienta é que o sindicalizado busque imediatamente a Polícia e denuncie para que haja investigação do fato”, orientou o presidente do SISEPE-TO. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO)

 

Últimas Notícias

Número de feridos chega a 750 após passagem de tornado pelo Paraná

O governo do Paraná informou que, até o início...

Primeiro Encontro dos Suplentes de Vereadores do Tocantins reúne lideranças neste sábado em Araguaína

A cidade de Araguaína sedia neste sábado, 8 de...

RenovaCalc avança na avaliação da pegada de carbono dos combustíveis sustentáveis

O Brasil avança na consolidação de sua trajetória em...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.