55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, janeiro 28, 2026

Câmara de Araguaína vai punir quem não usar máscara dentro de suas dependências

Em meio à polêmica sobre o não uso da máscara de proteção na Câmara de Araguaína, o presidente Gideon Soares publicou, nesta quinta-feira (13), um documento que prevê punições em caso de descumprimento das normas de prevenção à covid-19.

A medida foi tomada depois que alguns vereadores estariam se recusando a usar máscara durante as sessões. Araguaína foi o primeiro município do Brasil a tornar obrigatório o uso de máscara e fixar multa para os infratores.

No centro da polêmica estão os vereadores, Marcus Duarte (SD) e Sargento Jorge Carneiro (Pros), sendo que este foi denunciado no Ministério Público do Tocantins após fazer ataques homofóbicos a um repórter que publicou notícia sobre a desobediência às medidas sanitárias por parte dos parlamentares. O MP-TO já cobrou explicações tanto da Câmara quanto da prefeitura em relação ao episódio e à possível omissão da fiscalização municipal, respectivamente.  

O documento da presidência da Câmara afirma que é obrigatório o uso de máscara e respeito ao distanciamento social, em qualquer caso de acesso ou permanência nas dependências da Casa.

O servidor que descumprir a medida estará sujeito a punição disciplinar mediante a instauração de procedimento administrativo.

O texto ainda afirma que “em caso de descumprimento de quaisquer outros atos relacionados à prevenção à infecção e à propagação de COVID-19, estabelecidos pelas autoridades competentes, fica o servidor sujeito, pessoalmente, às penalidades cíveis, administrativas e criminais cabíveis para cada caso”.  As medidas se aplicam a todos os servidores, inclusive aos Gabinetes dos Vereadores. 

Fonte :  AF 

Últimas Notícias

Vice-prefeito de Wanderlândia, Padeirinho, apresenta boa recuperação de saúde e cumpre agenda institucional em Palmas

O vice-prefeito de Wanderlândia, Padeirinho, apresentou boa recuperação em...

Agenda do ministro Camilo Santana no Tocantins é divulgada e prevê visitas à UFT e à UFNT

A agenda oficial do ministro da Educação, Camilo Santana,...

Governador Wanderlei Barbosa determina operação integrada nos presídios e reforço na segurança em Palmas

Decisão foi tomada após o Chefe do Executivo se...

FICCO/TO prende grupo suspeito de aplicar fraudes financeiras com uso de documentos falsos de servidores públicos estaduais

Dois homens foram flagrados dentro de agência bancária, em...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.